À Todos os Farmacêuticos!!!
Uma mensagem muito especial onde retrata a sua importância!!
Sem esquecer de algo muito importante....
À todos nós!!
Dicas de como abrir um Laboratório de Análises Clínicas | |
Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário Ramo de Atividade: Análises Clínicas Produtos Ofertados: Exames de sangue e outros. Apresentação de Negócios
Para a montagem de um laboratório de análises é necessário se ter um profissional responsável inscrito no conselho regional, pode ser um farmacêutico. A área física deve seguir as exigências da vigilância sanitária.
EQUIPAMENTOS E ESTRUTURA
Os equipamentos necessários para o gerenciamento do laboratório são:
- Um arquivo fichário para pacientes; - Um computador. - Área física como uma secretaria para recepção dos pacientes, com mesa e cadeiras.
No laboratório é preciso uma bancada de trabalho que deve ter uns 60 cm de largura (para laboratório de pequeno porte), e 80 cm (para laboratórios com maquinas maiores). Deve haver uma pia comum também na bancada para deixar o material de molho para desinfetar.
Os equipamentos necessários para a montagem do laboratório de pequeno porte são:
- Microscópio; - Centrífuga; - espectrofotômetro para exames de bioquímica; - agitador; - agitador para tubos; - uma estufa de esterilização Autoclave, par esterilizar e desinfetar; - estufa bacteriológica 36; - banho-maria; - 2 geladeiras , uma para guardar somente material contaminado; - no caso de cultivo de bactérias deve ser feito em geladeira separada; - Destilador de água (tubo com reagente com água destilada); - Braçadeira e cadeira para sala de coleta de sangue. Os materiais utilizados são: - Vidrarias; - Estantes e suportes de tubo; - Lâminas para microscopia; - Balança; - Relógio de tempo; - Tubos de ensaio; - avental; - pipetas (semi-automáticas devido à Aids); - luvas; - seringas e agulhas descartáveis, aconselha-se a utilizar o sistema à vácuo; - gaze; - reagentes; - baldes plástico para deixar todo material usado, antes de ser desinfetado na pia, de molho em hipoclorito e fenol; - desinfetante; Obs: deve-se utilizar a maior quantidade possível de materiais descartáveis como luvas seringas, palitos de madeira, agulhas etc...
MANUTENÇÃO
A manutenção de um laboratório não necessita ser freqüente, principalmente se os funcionários forem cuidadosos no uso dos equipamentos.
No caso de um laboratório automatizado a manutenção dos equipamentos fica por conta do fornecedor de reagentes, porém isso é apenas para laboratórios com um número grande de clientes diários e que tenha tudo automatizado. CLIENTES
A margem de clientes diários, necessário para cobrir as despesas de um laboratório de pequeno porte são 10 clientes /dia; o custo dos exames varia de acordo com tipo de exame pedido, os com custo mais elevado para o laboratório são os de bioquímica e himuno pois é necessário o uso de reagentes; no caso de exame de fezes e de sangue por exemplo o custo é menor .
CUSTOS
Quanto maior o número de exames menor será o seu custo, por isso aconselha-se no caso de um laboratório de pequeno porte, à conveniar-se com grandes laboratórios para atender à todos os tipos de exames pedidos, até mesmo os exames menos procurados, para não perder a clientela e também garantir uma quantidade de exame mensal que estes grandes laboratórios repassam para serem feitos em outros laboratórios. Se for partir de convênio é necessário um grande número de exames para haver compensação pois o que mais encarece é o material. Pela tabela do Sus um exame feito manualmente em um laboratório sai por 2,70 e o gasto (se for um exame bioquímico) é de R$2,00 .
RESÍDUOS DE LABORATÓRIO
Os produtos químicos de laboratório são geralmente resíduos de "caráter especial". A eliminação de tais resíduos deve ser cuidadosa, observando-se as leis físicas válidas em seu correspondente estado (ou forma). Recomenda-se sempre o contato com órgão responsável ou com o responsável no programa de higiene química da instituição. Como regra geral, os resíduos sólidos, luvas contaminadas, vidros, papéis, etc., devem ser coletados em caixas de papelão com dois sacos de plástico. Os líquidos devem conter a descrição da natureza de solutos, solventes e concentrações. Também descrever a quantidade de água presente. A coleta de lixo de um laboratório é diferenciada, deve ser feita pelo sistema de descartes, o material cortante deve ser colocado em sacos plásticos leitoso e todo o resto do lixo deve ser encinerado.
Maiores dúvidas podem ser tiradas no link a seguir:
|